No sistema AR Plus, existem três opções para efetuar as entradas de mercadorias: a Entrada de Mercadorias Manual, onde é necessário que o usuário digite manualmente todas as informações da NF-e; a Entrada por XML, que pode ser realizada importando o XML local; e a tela de NF-e's Destinadas, onde o sistema exibe todas as NF-e's que foram emitidas para o CNPJ da empresa e que estão liberadas no Web Service da SEFAZ. 

    Neste artigo, será ensinado o passo a passo de como realizar a Entrada de Mercadorias através das NF-e's Destinadas. A tela de NF-e's Destinadas é uma funcionalidade bastante útil para a empresa, pois de forma simples, rápida e prática, o usuário lançará a entradas de mercadorias.

    

  • A funcionalidade de NF-e's Destinadas fica localizada no ícone lateral direito da tela principal do módulo Retaguarda, conforme a imagem abaixo.


  • Ao abrir a tela de NF-e's Destinadas, o usuário visualizará as notas que já foram consultadas. Caso exista NF-e que ainda não esteja sendo exibida, o usuário poderá forçar uma consulta no botão de Consultar SEFAZ [F10]. 

     
  • Na tela de NF-e's Destinadas existem mais alguns botões, dentre eles: Salvar XML e Lançar Entrada. O botão de Salvar XML [F7], quando pressionado, envia um evento  de Manifestação da NF-e, e após a liberação, abre uma nova tela para que seja salvo o XML. Ou seja, será informado à SEFAZ que a NF-e realmente é da empresa, e em seguida, quando a SEFAZ liberar o XML, a mesma ficará com o símbolo de "XML Disponível" preenchido. 
    Já o botão de Lançar Entrada [F8] permite que a Entrada de Mercadorias seja realizada através da tela de NF-e's Destinadas.



  • Caso a SEFAZ não libere de imediato o XML, o campo de XML ficará com a legenda amarela, indicando que o evento de manifestação foi enviado. Porém, depois de alguns minutos, o usuário poderá efetuar uma nova consulta no Web Service. Caso o XML esteja liberado, será exibido o símbolo de XML Disponível. 


  • Com o XML Disponível, após clicar em Lançar Entrada [F8], será exibida a tela de Importação de XML para que possam ser realizadas as vinculações dos produtos existentes na nota.

  • Para os casos que estão com o ícone de 'X', é necessário realizar a vinculação dos produtos. Para isso, é necessário clicar no item e em seguida pressionar o botão de Vincular Produto [F7]. Feito isso, será aberta a tela de consulta de produtos. Para vincular, o usuário deverá buscar o produto cadastrado na loja e em seguida pressionar o "Enter".


  • Observe que na imagem abaixo temos apenas um produto que já está vinculado. Ou seja, o sistema assimila que o produto de código 9387, do fornecedor da nota em questão, é o produto cadastrado na loja com o código 1179. Sendo assim, uma vez vinculado, não é mais necessário vinculá-lo novamente.


  • Caso o produto seja novo e precise cadastrar, basta pressionar o botão de Cad. Produto [F8], que será aberta a tela de Cadastro de Produtos padrão. 
    Para tornar o processo de cadastro mais ágil, também poderá utilizado o botão Cad. e Vincular [F11]. Como o nome sugere, esta opção já realiza o cadastro e a vinculação dos produtos em uma só etapa. Porém, para que funcione perfeitamente, deverá ser cadastrado um fabricante e uma linha padrões previamente nos parâmetros do módulo Retaguarda.    


  • Para atualizar os códigos de barras dos produtos conforme os códigos de barras contidos no XML, basta clicar no botão de Atualizar Cód. Barras [F12] e definir se será atualizado o código de barras de um ou de todos os produtos contidos no XML em questão.


  • Caso exista a necessidade de converter as quantidades preenchidas, basta pressionar o botão de Enter no produto desejado, que será exibida uma tela para que seja realizada a conversão. 
    No exemplo abaixo, o item foi comprado em caixa e será vendido em unidades. Logo, deverá ser preenchida a quantidade contida na caixa e o fator de "Multiplicação". Caso a situação fosse a inversa e a venda fosse realizada em caixas, deveria ser selecionado o fator de "Divisão".


  • Nesta mesma tela, ainda é possível inserir os CFOP's/CST's de entrada utilizando o atalho [F10], caso ainda estas informações ainda não estejam preenchidas. 

    Após pressionado o botão [F10], será exibida uma nova tela. Nesta, o usuário poderá inserir o CFOP individualmente para todos os itens sem CFOP na Entrada ou para todos os itens. Para as informações de CST, também se aplicam as mesmas opções. Confira a imagem abaixo para melhor entendimento. 


  • Ao finalizar o processo de inserir todas informações necessárias, o passo seguinte é a confirmação da entrada. Para isso, o usuário deverá clicar no botão de Confirmar [F6].


  • Confirmada a importação do XML, será aberta a tela de entrada de mercadorias com todas as informações preenchidas do XML juntamente com as que acabamos de informar. 


  • Na aba Fechamento [F5], é necessário vincular ou inserir as duplicatas da nota para que o Contas a Pagar seja atualizado.

     
  • Para inserir a forma de pagamento, basta pressionar o atalho [F9], que será aberta uma nova janela e o usuário colocará a forma de pagamento dessas duplicatas.



  • Para inserir a duplicata manualmente, basta preencher o número da duplicata, o vencimento da mesma, o valor, a forma de pagamento e informar se o documento já chegou para pagamento. Após preencher estas informações, basta clicar no botão Incluir [+], conforme a imagem abaixo.

     
  • Após finalizado o preenchimento das formas de pagamentos, caso não tenha mais nenhuma observação a ser inserida, basta confirmar a entrada da mercadoria pressionando o botão de Confirmar [F6].


  • Caso deseje conhecer outras formas de realizar entradas de mercadorias, confira os nossos artigos de Entradas de Mercadorias por XML e Entradas de Mercadorias Manuais.