A emissão de NF-e de pré-venda é uma das principais rotinas de muitas empresas. Através deste documento, é possível comprovar que a empresa paga os seus tributos corretamente e gerar confiança para os clientes e fornecedores.

    A seguir, confira como emitir uma NF-e através da importação de pré-venda no sistema AR Plus. Caso ainda não saiba como emitir uma pré-venda, acesse o nosso artigo de Emissão e Cancelamento de Pré-Venda.


  • A funcionalidade fica localizada na tela principal do módulo NF-e. Basta acessar a opção Venda [F2] e em em seguida clicar sobre a opção Nota Fiscal de Pré-Venda.


  • Posteriormente, o usuário irá importar a(s) pré-venda(s) emitida(s) anteriormente pelo vendedor no módulo Balcão. O usuário poderá pesquisar pelo número da pré-venda, nome do cliente, código ou CNPJ.

  • Caso possua várias pré-vendas emitidas para o mesmo cliente, é possível pesquisar por CLIENTE e em seguida marcar as pré-vendas desejadas. Após marcar as pré-vendas desejadas, basta clicar no botão Selecionar [F8].

  • O sistema exibirá uma tela de confirmação exibindo a(s) venda(s). 


  • Após a confirmação das pré-vendas, o sistema exibirá a tela abaixo, onde é possível inserir mais produtos ou removê-los, alterar o cliente, gravar a NF-e e transmitir.


  • Na aba de Detalhes [F4], caso necessário, o usuário poderá digitar observações, conforme ilustrado na imagem abaixo. 


  • Após finalizar, o usuário deverá clicar no botão de Transmitir [F6].

  • Finalizada a emissão da NF-e, para consultá-la, basta ir até a tela principal e selecionar a opção Consultar NF-e [F8]. Em seguida, basta clicar na opção Consultar Nota Fiscal.


  • Na tela de consulta, as NF-e's poderão ser visualizadas conforme as suas legendas. 

    A legenda branca significa que as NF-e's estão ativas. Ou seja: ainda não foram transmitidas e nem inutilizadas pelo emitente. As NF-e's nunca devem permanecer com esse status, pois a SEFAZ precisa ter ciência se estas notas de fato serão inutilizadas ou transmitidas;
    A legenda verde indica que as NF-e's foram transmitidas pelo emitente. Ou seja: foram enviadas para a SEFAZ;
    A legenda azul indica que as NF-e's foram denegadas pela SEFAZ. A denegação é um auto cancelamento, que normalmente ocorre quando o destinatário possui irregularidades fiscais;
    A legenda vermelha indica que as NF-e's foram canceladas pelo emitente;
    A legenda amarela indica que as NF-e's foram inutilizadas pelo emitente. Ou seja: a NF-e inicialmente estava ativa, porém não haverá necessidade de transmitir a mesma, pois há alguma informação errada ou algo semelhante.


  • No menu da consulta de NF-e, o usuário terá opções de cancelamento, reimpressão, envio por e-mail, emissão de carta de correção, dentre outros. 


  • Para efetuar o cancelamento, é importante lembrar que existem prazos determinados pelas Secretarias de Tributação. No RN, por exemplo, o prazo de cancelamento é de até 24 horas após a emissão da NF-e. Desta forma, para cancelar, basta acessar a tela de Consulta de NF-e, clicar no botão de Cancelar e em seguida preencher o motivo de cancelamento com no mínimo 15 caracteres. Após autorizado o evento de cancelamento pela SEFAZ, a NF-e mudará status para Cancelada e ficará em vermelho.