O arquivo retorno é um arquivo com a extensão .RET que os bancos fornecem através de um padrão definido pela Febraban para facilitar a conciliação de pagamentos e recebimentos. Esses arquivos contém dados de pagamento diversos.
Enquanto o arquivo de retorno de cobrança é a recepção dos dados, o arquivo de remessa é o envio. Você pode consultar o nosso artigo de Emissão de Arquivo Remessa.
Vamos verificar o passo a passo de como importar esse arquivo retorno no sistema AR Plus. Lembrando que é necessário que já tenha sido efetuado o download do arquivo liberado pelo banco.
- A importação do arquivo retorno também fica no módulo retaguarda.
- O próximo passo é inserir as informações do plano de contas, a conta e o banco. Em seguida, clicar no botão de procurar, para buscar o arquivo com extensão .RET liberado pelo banco.
- Feito isso, ao importar o arquivo retorno, o sistema mostrará os boletos e suas respectivas informações, conforme vieram no arquivo. Em seguida, o usuário pressiona o botão de Processar para o sistema efetuar o processamento do arquivo. Com isso, caso a ocorrência dos títulos sejam liquidação, o sistema automaticamente efetuará a baixa do boleto no contas a receber. Pode ser que no seu arquivo, venham outros tipos de ocorrências, como por exemplo Confirmação. Neste, o banco está informando que recebeu aquele boleto, sendo assim, significa dizer que o cliente não terá problemas no ato do pagamento e a empresa está resguardada pois o título está registrado junto ao banco.
- Por fim, após processar o arquivo, o sistema exibirá um relatório.