Quando a empresa emite cobrança por meio de boletos com registro em sistema próprio, é preciso enviar um arquivo Remessa ao banco contendo as informações dos boletos gerados para os seus clientes. Este arquivo é chamado de arquivo remessa.
Levando em consideração que a empresa já tenha finalizado com sucesso o processo de homologação de boletos em conjunto com o suporte da AR Consultoria e o banco de sua preferência, abaixo será ensinado como gerar os arquivos remessas no AR Plus.
- A opção fica localizada no menu Financeiro do módulo Retaguarda, conforme imagem abaixo.
- Ao clicar em "Gerar Arquivo Remessa", o sistema abrirá uma nova tela em que o usuário irá inserir as opções necessárias para que este arquivo seja gerado. Caso a empresa seja homologada para emitir boletos em mais de um banco, é necessário marcar em qual banco deseja-se que seja gerada a remessa e o período desejado. Em seguida, basta clicar na opção de Gerar Arquivo.
- Ao término do processo de gerar o arquivo remessa, será exibida a seguinte janela de confirmação com as quantidades e valores de boletos.
- Ao finalizar o procedimento de gerar a remessa, é necessário abrir o gerenciador do banco e enviar o arquivo para que a instituição receba as informações dos boletos gerados e os clientes não tenham problemas no ato do pagamento.
- O próximo passo é importar os arquivos retornos liberados pelo banco, pois é através deles que serão recebidos os dados dos boletos, tais como liquidação ou confirmação de recebimentos, que significa que o banco confirmou o recebimento daquele boleto. Para mais informações de como importar este arquivo no Retaguarda, confira o artigo de Importação de Arquivo Retorno.