As Notas fiscais de reclassificações de mercadorias são necessárias para informar a Secretaria de Tributação que houve uma transformação/produção de produtos, ou seja: a empresa fará a venda de um produto que ela não comprou diretamente, e sim produziu em seu estabelecimento.


    A emissão deste tipo de NF-e poderá ser realizada após ter sido efetuada a ordem de produção no módulo Retaguarda. Caso ainda não saiba como realizá-la, confira o artigo de Ordem de Produção

  • A opção da Nota de Reclassificação fica localizada no menu de Diversas [F7] da tela principal do módulo NF-e, conforme a imagem abaixo. O primeiro passo necessário é emitir a NF-e de saída para que seja dada a saída nos produtos que compõe o produto final.


  • Na tela da emissão da NF-e de saída, é possível importar a ordem de produção que foi gerada anteriormente no módulo Retaguarda, conforme exemplificado na imagem abaixo.


  • Ao clicar na opção de Importar [F9], o sistema irá abrir a tela de consulta das ordens de produção emitidas. Em seguida, deverá ser selecionada a reclassificação em que deseja-se emitir a NF-e, e em seguida pressionar o Enter.


  • Feito isso, o destinatário e todos os produtos da reclassificação serão importados para a NF-e. Em seguida, é necessário clicar sob o botão de Transmitir [F6] para que a NF-e seja enviada para a SEFAZ.


  • Como já informado anteriormente, também é necessário emitir a NF-e de entrada para que seja lançada a entrada do produto final. 


  • Ao clicar na opção de Nota de Reclassificação de Entrada, será exibida uma nova tela para que seja importada a mesma ordem de produção. 


  • Ao clicar na opção de Importar [F9], deverá ser utilizada a mesma ordem de produção em que foi dada a saída anteriormente, pois esta é a etapa em que será realizada a entrada do produto final, que neste caso é a bicicleta.


  • Desta forma, será importado apenas o produto final que será comercializado na empresa. Por fim, basta clicar sob o botão Transmitir [F6].