O MDF-e (modelo 58), é um Documento Fiscal Eletrônico cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e Autorização de Uso de MDF-e pela Administração Tributária da Unidade Federada do contribuinte. Ele deverá ser emitido sempre que as entregas forem intermunicipais e/ou interestaduais.

    A finalidade do MDF-e é agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito e identificar a unidade de carga utilizada e demais características do transporte.

    O Manifesto pode ser gerado tanto para a busca de mercadorias (com notas emitidas por terceiros ou emitidas pela própria empresa) como também para a entrega de mercadorias (com as notas emitidas pela empresa).

    Agora, vamos ver abaixo como funciona no sistema. Lembrando que para gerar MDF-e é necessário que já tenham sido efetuado as devidas configurações pelo nosso suporte.


  • A funcionalidade de emissão de MDF-e fica localizada na tela principal do módulo NF-e, conforme a imagem abaixo.


  • Após inserir a senha do usuário, o sistema abrirá a tela de Manutenção de Carga/MDF-e. Nesta tela, o primeiro passo a ser realizado é clicar sob o botão Abrir Carga [F6].


  • Ao clicar na opção de Abrir Carga [F6], o sistema abrirá uma nova tela para que sejam inseridos e gravados o tipo da carga (para buscar ou para entregar) e os demais dados referentes a ela, conforme a imagem abaixo.


  • A próxima etapa é a vinculação das Notas Fiscais Eletrônicas no MDF-e. A opção fica na localizada aba de Notas [F2], e nela é possível vincular as notas emitidas no próprio sistema (opção Vincular Nota) e/ou as notas emitidas por terceiros (opção Vincular Nota Avulsa).



  • Ao clicar na opção de Vincular Nota, será aberta uma nova tela para pesquisar as notas emitidas no próprio sistema e Confirmar [F6] a inclusão das mesmas na carga, conforme a imagem abaixo.


  • Quando selecionada a opção de Incluir Nota Avulsa, o sistema abrirá uma tela para que sejam inseridos os dados das NF-e's emitidas por terceiros, conforme exemplificado abaixo.


  • Após inserir todas as notas no MDF-e, o próximo passo é inserir o percurso do veículo. O percurso representa todos os estados em que o veículo irá passar, desde a sua saída até o seu destino final. 


  • Para inserir o percurso, basta clicar na opção de Inserir Percurso [F6] e em seguida ir clicando sob os estados.


  • Depois de marcar os estados em que o veículo irá passar, é necessário clicar na opção de Salvar Percurso [F6]. Todos os passos citados poderão ser visualizados na imagem abaixo.



  • Após salvar o percurso, o sistema questionará ao usuário se o mesmo desejará transmitir o MDF-e, conforme exemplificado na imagem abaixo. Ao clicar  em "Sim", o Manifesto será gerado.


  • Após gerado, o MDF-e ficará com o status de "Pendente" no sistema. Ou seja, ele só deverá ser encerrado após o veículo terminar todo o seu trajeto e ter sido buscada ou entregue toda a mercadoria que consta no documento.



  • Por fim, para encerrar o MDF-e, basta abrir a aba MDF-e [F4] e clicar no botão Encerrar [F6], conforme ilustrado abaixo.